segunda-feira, 23 de maio de 2011

A Morte de Bin Laden e a Ótica de Cristo



"A justiça foi feita!"


A frase de Barack Obama, presidente dos EUA, após a morte de Bin Laden, líder da al-Qaeda, entrou para a história. A repercussão internacional do ocorrido, trouxe a baila uma reflexão profunda sobre o sentido de justiça humana e a divina.


O The Christian Post mencionou que "depois de assistir o presidente Barack Obama anunciar a morte do mundo terrorista mais procurado, Christopher Morgan, vice-reitor da Escola de Ministérios Cristãos na Universidade Batista da California, refletiu sobre algumas questões mais profundas, como a justiça de Deus." Ele falou sobre a visão da justiça de Deus, destacando que "a exibição de uma justiça parcial pode causar um certo “bem estar.” “Da mesma forma que a polícia não encontra prazer em matar um assassino, em certas circunstâncias, isso ainda pode ser justo e necessário,” porém confessou que “a justiça humana vai sempre ser um pouco parcial.” “Nós não somos perfeitos e nós não nos esforçamos para realizar a justiça dos céus.” “Só Deus tem a sabedoria e a prerrogativa de fazer isso. Mas os governos são chamados por Deus para promover a justiça, paz e uma sociedade ordenada. Passagens como Romanos 13:1-7 deixam isso claro.”


Realmente a justiça humana, auque seja necessária em muitas situaçoes, é falha, parcial e incompleta. Isso pode ser comprovada através da ótica de Cristo, apresentada nos evangelhos. Sua visao sobre a conduta justa é maximizada na frase: "Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas." (Mateus 7:14).


A regra áurea deveria ser uma prática seguida por todos os seres humano, especialmente por aqueles que desejam aproximar-se do ideal divino em quanto a verdadeira justiça. Näo queremos com isso justificar atos terroristas ou violência, mas apresentar justamente o antídoto para essa más açoes. Fosse essa regra praticada com mais frequência, nosso mundo seria outro.


A ótica de Cristo para a justiça encontra seu ponto auge na cruz. Pouco momentos antes de ser crucificado por nossos pecados, Ele perdoou seus verdugos, que aparentemente estavam fazendo justiça ao condená-lo, dizendo: "Eles nao sabem o que fazem". Realmente Jesus foi julgado injustamente. Por isso, um de seus discípulos, pregou algum tempo depois que, "sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos" (Atos 2:23). Após a sua ressureiçao, Cristo passou a ser "justiça de Deus" para todos. Se queremos ter um vislumbre a justiça de Deus, devemos aceitar que Cristo morreu pelos injustos, oferenco assim a "justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que crêem" (Romanos 3:22).


Ribamar Diniz
Secretário do Centro White - UAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário