Um dia os discípulos perguntaram a Jesus quando “seria o fim do mundo” e que sinal haveria de sua segunda vinda. Como essas duas perguntas acompanham o ser humano há milênios, inúmeros indivíduos e organizações surgiram ao longo dos anos, tentando respondê-la. O livro “O Dia de sua Vinda”, de autoria de Alceu L. Nunes, oferece uma lista interessante sobre os movimentos apocalípticos que marcaram datas para a volta de Cristo, desde o inicio da era cristã até o presente.
Sobre as diversas especulações sobre a data do fim, a recomendação bíblica é que “a respeito daquele dia e hora ninguém sabe” (Mateus 24:36) e que não nos “compete conhecer os tempos e as épocas que o Pai reservou para a Sua exclusiva autoridade" (Atos 1:7). Mas bem, a Palavra nos insta a preparar-nos diariamente para esse glorioso e cercano evento, através do estudo das profecias bíblicas, da percepção dos sinais que sucedem (Mateus 24), e especialmente mediante nosso envolvimento decisivo na pregação do evangelho a todo o mundo (Mateus 24:14).
Segundo Ellen White, “a promessa da segunda vinda de Cristo… é a grande ênfase das Sagradas Escrituras” (A Grande Esperança, 74.) Deveríamos, de igual maneira, enfatizar que breve Jesus voltará através de nossa vida e ministério.
Em 2009 milhões de pessoas ao redor do planeta assistiram o filme 2012, que trata do fim do mundo. Algumas delas levaram a ficção a sério e, a medida que se aproxima o próximo ano, começam a preocupar-se e desesperar-se com o cumprimento da suposta profecia maia. Cada um de nós, diferentemente, ao estudar a Bíblia Sagrada diariamente, e ao perceber o cumprimento real da profecia bíblica, devemos levantar nossas cabeças e exclamar “amén, vem Senhor Jesus”.
Um grande abraço e feliz sábado!