Centro possui um acervo de 5 mil cartas e manuscritos de Ellen White
O SALT – FADBA inaugurou no dia 04 de setembro [de 2011], o mais novo Centro de Pesquisas White do Brasil, que atenderá a região nordeste e parte do norte, incluindo a Faculdade Adventista da Amazônia. Este é o 22º centro de pesquisas White em todo o mundo e o 4º na Divisão Sul Americana – DSA. Para a inauguração a FADBA recebeu o pastor Jim Nix, diretor do White Estate e do patrimônio da Igreja Adventista do Sétimo dia a nível mundial, o Pastor Alberto Timm diretor de Literatura e Espírito de Profecia da DSA, Pastor Geovani Queiroz, presidente da UNEB – União Nordeste Brasileira, mantenedora da FADBA e os demais diretores dos outros centros de pesquisa da DSA situados no Chile, Argentina e Unasp.
O centro de pesquisas White está sob a supervisão do Seminário Latino Americano de Teologia e será coordenado pelo Prof. Gerson Rodrigues, doutorando em historia da igreja pela Andrews University – EUA.“Esse é um investimento da UNEB pensando no futuro dos pastores e membros. Queremos prepará-los ainda melhor.” Declarou, pastor Geovani Queiroz, presidente da União Nordeste Brasileira da IASD, mantenedora da Faculdade Adventista.
O alvo da liderança mundial da Igreja Adventista é educar a nova geração e incentivar o estudo da história da IASD. A proposta é que todas as sedes distritais de cada região tenham pelo menos um mini-centro, onde o patrimônio literário de Ellen G. White poderá ser estudado. “Este é um projeto de resgate histórico. Creio que os Centro White possuem essa função, resgatar a história da Igreja.”, declarou Alberto Timm, reitor do Seminário de Teologia para a América do Sul.
Além de bíblias e livros de Ellen G. White o centro possui um acervo de 5 mil cartas remetidas e manuscritos, incluindo alguns ainda não publicados.
Em seu testamento, Ellen G. White deixou a orientação de como deveria ser conservado seus escritos. A IASD preserva e protege suas literaturas como patrimônio literário dos Adventistas do Sétimo dia e ainda promove o estudo e o conhecimento sobre a história da igreja. “Estamos a 100 anos organizando os manuscritos e digitando todas as 5 mil cartas escritas a próprio punho por Ellen White.”, ressaltou Jim Nix, líder do White Estate. Prof. Nix falou ainda sobre os planos da Igreja em relação ao patrimônio White: “Queremos disseminar a mensagem, temos projetos para áudio books, revistas e livros em linguagem jovem. O White Estate está organizando uma enciclopédia editada pelo SALT da Andrews com supervisão de 2 professores.”
Em um vídeo gravado especialmente para a cerimônia de inauguração, o presidente da Igreja Adventista na América do Sul, Pr. Erton Köhler, parabenizou a FADBA e sugeriu ao centro de pesquisas que promovesse a visitação de equipes de pesquisa e estudo. Ressaltou ainda o fato de que o Brasil é o primeiro país a ter mais de um centro de pesquisa White. “Eis a ponte dos escritos de Ellen White, uma conquista da FADBA. Usem ao máximo. Tragam alunos, estudantes, anciões e visitantes. Este deve ser um lugar de piso gasto.”e desejou: “Que essa herança profética se consolide ainda mais dentro da instituição.”, vibrou.
Para quem ainda não tem acesso aos centros de pesquisa, há a possibilidade de acessar o site do "White Estate", www.whiteestate.org, onde todo o patrimônio literário da IASD está disponível em 9 idiomas, incluindo em português.
Por FABIO BERGAMO
Colaboração de: DUILIO MATOS, REBECA CONTE e WAGNER ALMEIDA