sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Oscar Niemeyer projeta Templo Adventista



O Pará vai receber a segunda edificação projetada por Oscar Niemeyer, ícone mundial da arquitetura moderna. Desta vez, ao invés de um monumento retratando um marco histórico do Estado, como no caso do Memorial à Cabanagem, Niemeyer concentrou a criatividade na elaboração de um projeto para a construção de um templo da Igreja Adventista do Sétimo Dia.



A construção deve ficar para 2012, e no mês de agosto, uma comitiva de autoridades religiosas e políticas, acompanharam o Dr. Milton Afonso, até o local onde será construído o templo, no campus da Faculdade Adventista da Amazônia. O templo será construído em Paricatuba, no município de Benevides, Região Metropolitana de Belém, no terreno onde está localizada na FAAMA.


“Eu sempre tive um sonho de realizar obras assim, Deus tocou em meu coração e decidir realizar este empreendimento no Norte, conversando com o Oscar, ele topou o desafio e agora vamos para a realização deste projeto,” declara Dr. Milton.


O projeto está incluído no livro “As igrejas de Oscar Niemeyer”, recém-lançado pelo arquiteto de 102 anos de idade e ainda na ativa. A obra reúne os projetos que Niemeyer fez de templos religiosos, uma parcela importante de sua vasta obra. Através de imagens e desenhos de 16 catedrais, igrejas e capelas: católicas, ortodoxas, batistas, adventistas e até mesquitas (executadas ou não), o leitor viaja pelo universo curvilíneo do ateu convicto e comunista, que ainda assim se rendeu aos encantos da arquitetura religiosa.


Para o pastor Leonino Barbosa, presidente da União Norte Brasileira, ter uma obra assinada por Oscar Niemeyer significa uma conquista para a população paraense. “Após a conclusão da obra todos terão acesso ao templo, é um ganho para todos, principalmente da comunidade que mora no entorno do local. Eles terão a oportunidade de entrar em contato com a obra do maior arquiteto do país, reconhecido mundialmente”, destacou.


Clicando aqui você poderá ver todas as fotos da visita e do lançamento da pedra fundamental da IASD da FAAMA.


Fonte: FAAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário