quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

12 fatos marcantes em 2012


Com a chegada de 2013, o ano de 2012 se foi para nunca mais voltar. A história, sendo linear, teve um início e terá um fim. Nesse contexto, as emissoras de televisão apresentaram uma retrospectiva com os principais acontecimentos do ano. Abaixo destaquei alguns fatos marcantes, durante meus estudos de teologia na Universidade Adventista da Bolívia (UAB), e o período de férias, passados no Brasil. Através desses realizações desejo exaltar a Deus, destacando o que Ele poder fazer por nós e através de nós.

Janeiro – No dia 10 preguei na Igreja Adventista Jardim Leblon, em Campo Grande, onde estava colportando. Pregar é uma de minhas atividades preferidas. O fato marcante, porém, foi o lançamento de meu livro O Adventismo na Terra do Padre Cícero. Embora tivesse produzido, de forma independente, dois pequenos livros anteriormente: O Alicerce da Ação e Conheça Nossa história, esse último foi publicado pela Sociedade Criacionista Brasileira, uma organização que prima pela excelência editorial.  

Fevereiro – Depois de participar do curso “Marca Pessoal”, com o consultor Gerson de Souza, no SEBRAE de Campo Grande, escrevi (dia 04) meu Planejamento de Vida, com  metas espirituais, familiares e profissionais a curto, médio e longo prazo. Minha missão é: Impactar a igreja, os cristãos e o mundo com a mensagem bíblico-adventista para que o Senhor volte nessa geração. Para isso, pretendo ser um escritor inspirado; um líder capacitador e mobilizador; um pregador entusiasta e um comunicador criativo. No dia 03, meu filho Landon completou dois anos de idade.

Março – Nesse mês, o turno português da Igreja Central de Cochabamba, que eu havia liderado no semestre anterior, distribuiu mais de 2000 livros A Grande Esperança aos brasileiros que estudam medicina nessa cidade. Acompanhando a mobilização que aconteceu na América do Sul, havíamos planejado o Impacto Brasil-Bolívia, a fim de alcançar os brasileiros que estudam medicina de Cochabamba. Em outubro, coordenaria uma distribuição semelhante na Igeja 323, em Brasília, quando 1.300 livros foram entregues em uma hora. 

Abril – Dois fatos se destacaram: O batismo de meu filho Lohan da Silva Diniz e a dedicação do livro O Adventismo na Terra do Padre Cícero. Lohan havia tomada a decisão de batizar-se e o momento oportuno foi a Semana Santa. A cerimônia aconteceu na Igreja Universitária, e foi oficializada pelo pastor Javier Claros, capelão da UAB. Lohan batizou-se com o uniforme do Clube de Aventureiros. O livro foi lançado no auditório da Biblioteca, com a presença da vice-reitora acadêmica (Fanny Chipana), o diretor de Investigação da UAB (Wilfredo Choque), o diretor da Faculdade de Teologia (Teófilo Correa) e várias outras autoridades. Nessa ocasião, fiz uma palestra sobre como escrever um livro, baseado em minha própria experiência.

Maio – Sem dúvida alguma, o destaque foi meu aniversário de 13 anos de casamento, com minha querida Cicinha. Casamo-nos no dia aniversário dela, na Igreja Central de Juazeiro do Norte, no Ceará. A cerimônia foi oficializada pelo pastor Ezequias Sampaio, que me havia batizado em 1996. Ter uma esposa é uma graça do Senhor e agradeço a Ele por esse presente. Ainda tive o prazer de conhecer pessoalmente o Dr. Ruy Viera, e a equipe de palestrantes da Sociedade Criacionista Brasileira, que foram a nossa universidade realizar o XII Seminário Filosofia das Origens.  

Junho – Com meu amigo Arturo Betancourt, apresentei pelo segundo ano consecutivo, uma palestra aos assistentes de Colportagem da Missão Boliviana Central. O encontro foi realizado em meio a um jejum de 24 horas que eles realizavam, a fim de estarem preparados para liderar suas equipes com êxito. Cada líder recebeu um DVD com recursos sobre liderança.

Julho – Depois de concluir o semestre, viajei para trabalhar em Corumbá e Ladário, cidades do Mato Grosso do Sul. Ao lado de Josimar Souza, tivemos uma das maiores experiências da Colportagem. Poucos dias antes de concluir as férias, ainda tínhamos cinco caixas do livro O Adventismo na Terra do Padre Cícero. Visitamos um empresário adventista em uma farmácia. Em uma oferta de três minutos, vendemos quatro caixas de livros, totalizando 6.000,00 reais em vendas! O empresário, muito missionário, distribuiu os livros a seus clientes. Além disso, tive a alegria de receber a certidão de bacharel em Teologia, que havia solicitado ao Instituto Superior de Teologia Aplicada.  

Agosto – No dia 14 cumpri 35 anos de idade, 16 dos quais na Igreja Adventista do Sétimo Dia. Depois que entreguei a vida a Cristo e segui os ensinos bíblicos, encontrei o verdadeiro sucesso. Devido a minha associação com a igreja Adventista, conheci pessoas, lugares e tive oportunidades incríveis. Ainda coordenei a edição da Revista Doxa, tendo colaborado também com dois artigos. Além disso, lancei o DVD Seminários para sua Igreja, com 145 seminários em powerpoint, preparados por Michelson Borges e por mim, desde que iniciei o teológico.  

Setembro – Realizamos um sonho familiar. Fazer nossa primeira viagem de avião juntos. Meus filhos gostaram muito. O percurso foi de Campo Grande a Brasília, onde iríamos realizar nosso estágio. Iniciamos o evangelismo público com cinco batismos, durante a Caravana da Esperança em Samambaia, no dia 28.

Outubro – Em meio às alegrias do evangelismo, contribuímos para a reinauguração do Clube de Desbravadores Linx, na Igreja Adventista 323, em Samambaia Sul. O Clube é fundamental para conservar os juvenis na igreja e desenvolver seus dons, além de proporcionar uma sólida formação do caráter dos adolescentes.

Novembro – Finalizamos a campanha evangelística em Samambaia Sul com 24 batismos. Esse evangelismo nos fez sentir o gostinho do trabalho pastoral, pois experimentamos várias atividades como pregar uma campanha, liderar as equipes, organizar departamentos, etc.

Dezembro – Comecei o ano tendo um livro publicado, e terminei com outro. Trata-se da obra Cuando Dios me llamó [Quando Deus me chamou]. Esse livro tem um valor especial, pois se trata do testemunho de 32 estudantes de teologia que se formaram esse ano, na Universidade Adventista da Bolívia.  

Deus foi misericordioso comigo no ano passado. A despeito de minhas debilidades, permitiu-me participar de atividades que atraíram muitas pessoas à mensagem bíblica. Para o ano de 2013, pretendo dedicar ainda mais a vida a Ele, a fim de que possa glorificá-Lo (Mateus 5:16). Você não gostaria de fazer o mesmo?


Ribamar Diniz
Bacharel em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada e 
Concluinte do curso de Teologia na Universidade Adventista da Bolívia  

Nenhum comentário:

Postar um comentário