quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Projeto Doadores de Esperança

Equipe que coordenou o projeto
No último dia 15 de setembro, um grupo de estudantes de teologia brasileiros e suas famílias, que cursam o último ano na Universidade Adventista da Bolívia decidiram impactar a comunidade boliviana do Alto Mirador, em Cochabamba, Bolívia. A ideia surgiu com o pastor e professor Daniel Pairo, na matéria de Mobilização Laica, que desafiou os jovens “a fazer a diferencia em uma comunidade pobre, e praticar a matéria na prática”. O envolvimento e os resultados foram tão grandes que o projeto valeu como prova final para o grupo. Um grupo de membros da UAB e da Igreja bolivianos decidiu apoiar a iniciativa e compareceu no dia combinado.
  
Durante o mês de agosto, sob a direção de William da Silva, os jovens e suas esposas arrecadaram 2200 peças de roupa; 180 pares de sapato, 120 cestas básicas e uma boa quantidade de brinquedos, além de dinheiro para despesas logísticas com o projeto. Os estudantes mobilizaram suas igrejas de prática pastoral, a comunidade universitária e a comunidade circundante.

No dia marcado, foi conseguido o prédio da OBT do Alto Mirador e no total foram atendidas 400 pessoas aproximadamente. O projeto doadores de esperança ofereceu a comunidade atendimento médico gratuito, com a presença de quatro doutores e seis estudantes de medicina, além de atendimento ambulatorial e verificação do índice de massa corporal com 5 enfermeiras. Segundo o Dr. Lizarraga, docente da UAB, o projeto foi “uma feliz ideia”, que conseguiu atender as pessoas “em todos seus aspectos, a saúde física, a saúde mental e a saúde espiritual”. Muitas pessoas agradeceram o atendimento, já que estavam com sérios problemas de saúde e receberam medicamentos e orientação para seguir o tratamento em um hospital. A doutora Kelly Ferraz, brasileira que vive a 15 anos na Bolívia, embora não seja adventista, compareceu para ajudar “a Igreja Adventista” nesse projeto que teve “um impacto super positivo para toda a comunidade”.

Antes de serem atendidas, as famílias passavam por um auditório, onde um grupo de 19 estudantes de teologia apresentavam os benefícios dos oito remédios naturais, em espanhol e quéchua (dialeto local). Na apresentação do último remédio, a confiança em Deus, todos os presentes recebiam o livro A Grande Esperança. No total foram distribuídas 300 unidades. A ser perguntado se já havia recebido as doações, um senhor disse, mostrando o livro: “já recebi o mais importante”. A Igreja Adventista da localidade aproveitou a oportunidade para manter contatos com as famílias, entregando um convite especial para as reuniões semanais.


Ribamar Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário