Todos acreditam em algo. Mesmo os que afirmam não crer em nada, ou em nada absoluto, ainda assim acreditam em alguma coisa (nesse caso, em seu relativismo).
As crenças são importantes porque afetam grandemente nossa maneira de viver. No entanto, para alguns cristãos a comunidade ou o senso de pertencer são mais importantes do que a crença ou o comportamento. A comunidade, porém, deve estar fundamentada em crenças, objetivos e interesses comuns.
Alguns argumentam que o importante é o amor a Cristo, e não à doutrina. Parece bonito, mas a Bíblia nunca separa o amor a Cristo do amor à verdade. A Bíblia exorta: “Seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo nAquele que é a cabeça, Cristo” (Ef 4:15, 16).
Conhecer a doutrina não é meramente acumular informações corretas. Ao contrário, conhecer a doutrina resulta no amor a Deus (2 Jo 6-10). Além disso, a Bíblia está preocupada com a “sã doutrina” porque, entre outras coisas, ela afeta a vida ética (1Tm 1:9, 10; Tt 2:1-5).
A Igreja Adventista do Sétimo Dia tem uma declaração de 28 crenças fundamentais. Elas não são um credo, no sentido de que não se poderia esperar nenhum desenvolvimento adicional das verdades nelas expressas (ou de que mesmo novos ensinamentos pudessem ser acrescentados). E, embora devamos estar sempre abertos a receber mais luz, um firme consenso sobre essas crenças é essencial à unidade e à missão da igreja.
Neste trimestre, focalizaremos alguns desses ensinamentos. Atenção especial será dada à crença de número 11, “O Crescimento em Cristo”, aprovada pela Sessão da Associação Geral realizada em Saint Louis, Missouri, nos EUA, em 2005 (ver as lições 5-7).
Dentro do tema do grande conflito, e diretamente relacionado com ele, a salvação em Cristo é o fio que percorre todas as nossas doutrinas. O grande conflito e as questões que ele gerou, coloca em cenário o plano da redenção, que está implícito e permeia todas as 28 Crenças Fundamentais.
As doutrinas não são um fim em si mesmas, mas são um meio para conhecermos Jesus e crescermos nEle pessoalmente.
Sim, todos acreditam em alguma coisa. O objetivo do estudo deste trimestre é ajudar--nos a não apenas acreditar na Verdade, mas amar a Cristo ainda mais (Jo 14:6) e crescer na Sua graça.
Kwabena Donkor, natural de Gana, é diretor associado do Instituto de Pesquisa Bíblica na sede da Associação Geral, em Silver Spring, Maryland.
Fonte: Lição da Escola Sabatina, 4to trimestre de 2012 (Tatuí, São Paulo: Casa Publicadora Brasileira).
Nota: Esta lição da Escola Sabatina é histórica e importante para cada adventista. É a primeira lição bíblica que comenta e explica a nova crença fundamental da Igreja Adventista do Sétimo Dia (Crescimento em Cristo), votada em 2005. É a segunda grande exposição sobre o assunto, já que a nova edição do livro Nisto Cremos trouxe um capítulo completo sobre essa crença. Por essa razão seria imprescindível que cada membro da igreja (e seus simpatizantes) estudassem esse precioso material, já que todos precisam crescer espiritualmente, a fim de estarem preparados para o céu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário