quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Voluntário ou Missionário?


O programa do Serviço Voluntário Adventista é uma grande bênção. Acredito muito nas suas possibilidades e estou feliz por saber que você está vivendo essa experiência. Mas preciso lhe perguntar: você, é apenas um voluntário ou também um missionário? Voluntário é alguém que deixa sua terra decidido a investir recursos e talentos em um projeto especial, pensando mais no que pode oferecer do que naquilo que irá receber. Acredito que este é o seu caso. Já o missionário oferece sua vida por uma missão. Este é seu compromisso? Mais do cumprir a tarefa que lhe foi confiada, você está levando a esperança da segunda vinda de Cristo as pessoas: A Igreja Adventista nasceu, em Apoc. 10, com essa missão. Tudo o que fazemos precisa ter esse foco. Por isso, lembre sempre que em suas mãos está uma missão especial, uma realização adicional e uma bênção sobrenatural. Isso é muito significativo. Afinal, uma vez voluntário, sempre missionário! Maranata!

Erton Koller, Presidente da Igreja Adventista para a América do Sul

O que é necessário para ser um voluntário?

...Ter pelo menos 18 anos de idade e ter um ano como membro batizado regular ativo na Igreja Adventista do Sétimo Dia.

...Ser financeiramente capaz de servir sem esperar uma recompensa mais que um pequeno estipêndio.

...Escolher um chamado ou até três em ordem de preferência dos chamados que figuram na página do SVA (www.adventistvolunteers.org – www.voluntariosadventistas.org)

...Completar sua solicitação online junto aos documentos anexos requeridos.

...Estar disposto a servir, amar e ser capaz de se adaptar relativamente rápido a uma nova cultuar sem esperar que a cultura se adapte a ti.

Fonte: Voluntários sem Fronteiras, vol 1, n.1, Jul-Sep 2012

Nota: Como membro da Escola de Missões (EM) da Universidade Adventista da Bolívia desde 2010, percebo  a importância do Serviço Voluntário Adventista como ferramenta indispensável na formação de novos missionários comprometidos em concluir a missão de Deus na terra. A EM funciona como um ambiente apropriado para o treinamento e a capacitação daqueles que sentem um chamado para viajarem como missionários a alguma parte do mundo. Geralmente essas escolas estão instalados em um campus de uma universidade adventista e são integradas por alunos de vários faculdades. No currículo, o aluno aprende sobre a teologia e a metodologia da missão; como adaptar-se a uma nova cultura, além de escutar experiências de missionários que já passaram por essa experiência. Em nossa EM da Bolívia, participei de um curso completo para missionários e de muitas aulas práticas e entrevistas com missionários do Brasil, Bolívia, Alemanha, Estados Unidos, Suíza, Romênia, etc. Se você deseja viver uma experiência radical e conhecer outros países, tendo a missão como motivação principal, seria bom preparar-se para ser um voluntário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário