MAIS LIDAS
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
Orçamento adventista a nível mundial para 2013: missão e apoio administrativo
O orçamento da sede mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia para 2013 financia a obra missionária e o apoio administrativo fora da América do Norte, bem como as operações do edifício-sede.
Os quase 174 milhões de dólares do orçamento mundial para este ano destina cerca de 42,4 milhões de dólares em dotações para os campos fora da América do Norte. Dotações adicionais de 28,5 milhões de dólares financiam missionários e funcionários servindo em outras divisões.
Os custos operacionais para a sede da denominação em Silver Spring, Maryland, Estados Unidos, limitam-se a dois por cento dos dízimos a nível mundial, que para 2013 se definem em cerca de 44 milhões de dólares. Oficiais de finanças da Igreja disseram que esperam novamente que a sede denominacional opere substancialmente abaixo desse limite.
Durante décadas, a sede tem operado significativamente sob o limite orçamentário estabelecido, com isso disponibilizando mais recursos para o campo mundial, declarou Juan R. Prestol, sub-tesoureiro para a Igreja Adventista a nível mundial.
Prestol ressaltou que o orçamento mundial só inclui itens relativos à sede mundial da denominação e não inclui os rendimentos relatados ou orçamentos para suas 13 Divisões ou respectivas unidades administrativas e congregações locais. O orçamento mundial inclui operações da sede, de funcionários inter-divisionais, e dotações para Divisões mundiais e instituições e programas da Associação Geral.
Prestol destacou o planejamento constante de funcionários e oficiais de finanças da Igreja. "Algumas organizações são mais flexíveis na maneira de estabelecer orçamento das coisas. A Igreja não é assim. Tentamos seguir em frente. Uma vez que entramos numa área, queremos continuar até que o trabalho seja estabelecido e se torne auto-suficiente. Contudo, leva anos para fazer isso".
O orçamento mundial deste ano inclui a recém-criada União do Oriente Médio-Norte da África, que está ligada diretamente à sede da Igreja Adventista.
Outras divisões além da América do Norte recebem dotações entre 1,3 e 4,8 milhões de dólares. O orçamento mundial para 2013 também inclui um aumento de 2 por cento sobre os níveis de dotações de 2012.
Prestol disse que os orçamentos mundiais desde a crise econômica de 2008 "foram planejados para proporcionar estabilidade e suporte estratégico para o crescimento nas áreas necessárias".
Prestol disse que cerca de 65 por cento do financiamento da denominação é recebido em dólar dos EUA, real do Brasil, euro, dólar canadense, dólar australiano, peso mexicano, won coreano e peso filipino.
Os Estados Unidos continuam sendo o maior doador de ofertas para missões sobre qualquer país. Em 2011, a Divisão Norte-Americana da denominação concedeu 23,4 milhões de dólares em ofertas missionárias, ou cerca de 30 por cento do total de cerca de 80 milhões em ofertas missionárias.
Prestol também destacou a mudança nos tempos modernos de missionários da denominação financiados pelo orçamento mundial. Os 28,5 milhões de dólares para missionários (funcionários inter-divisionais) em décadas passadas muitas vezes financiavam obreiros da linha de frente. Agora, disse ele, mais comumente financiam missionários que prestam apoio administrativo constante e orientam os obreiros da linha de frente de grupo étnicos locais.
Outras dotações importantes identificadas no orçamento mundial da Associação Geral de 2013 incluem (sempre em dólares):
8,3 milhões para a Universidade Loma Linda
5,5 milhões para a revista ‘Adventist World’
4,9 milhões para a Universidade Andrews
4,7 milhões para o Canal Hope de TV
2,4 milhões para os Depositários dos Escritos de Ellen G. White
2,3 milhões para a Rádio Adventista Mundial
1,4 milhão para a Assembleia da Associação Geral de 2015
1,2 milhão para a Universidade Oakwood 1,1 milhão para o Instituto Adventista Internacional de Estudos Avançados 1,1 milhão para o Instituto de Pesquisas em Geociências 1 milhão para a Universidade Adventista da África
Para ver uma cópia completa do orçamento mundial da Associação Geral para 2013 como uma planilha Excel, por favor, envie um pedido ao editor da ANN acessando adventistnews@gc.adventist.org.
Nota: A transparência da Igreja Adventista a nível mundial me surpreende. Oferecer esses dados de seu orçamento mundial para a comunidade Adventista em particular e para o mundo, é digno de ser elogiado. Apesar das falhas humanas presentes na coordenação da igreja, essas atitudes revelam que Deus, de fato, dirige Sua Igreja.
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
Programa especial: “Em busca das origens”
No
dia 1º de fevereiro, a partir das 20h, na sede sul-americana da Igreja
Adventista do Sétimo Dia, em Brasília, será transmitida via web, ao vivo, uma
entrevista com três especialistas em temas relacionados ao criacionismo. “Em
busca das origens” [clique na imagem ao lado para vê-la ampliada] é o título do
programa que terá como “âncora” e entrevistador o jornalista da Casa Publicadora Brasileira e
mestre em teologia Michelson Borges. No primeiro bloco, o jornalista e
mantenedor do blog www.criacionismo.com.br conversará
com o biólogo e doutor em genética Wellington Silva, da Faculdade Adventista da
Bahia. O tema da entrevista será a origem da vida e as evidências de
design inteligente na natureza, especialmente no genoma humano. No
segundo bloco, o geólogo e doutor em engenharia Nahor Neves de Souza Jr.
abordará o tema do dilúvio de uma perspectiva geológica e falará também sobre
métodos de datação. Finalmente, no terceiro bloco, Michelson entrevistará o
doutor em teologia e em arqueologia Rodrigo Silva. Ambos conversarão sobre as
evidências históricas e arqueológicas que respaldam a Bíblia como fonte segura
de informações para o criacionista.
Após cada entrevista, haverá espaço para interação com os internautas e respostas a perguntas enviadas por eles. No mesmo dia, a partir das 18h, será promovido o tuitaço (divulgação de mensagens em massa pelo Twitter) com a tag #origens. [Em breve serão dadas mais informações sobre isso.]
“Em busca das origens” é um evento que se soma a outros esforços e programas criacionistas previstos para este ano: a Lição da Escola Sabatina deste trimestre [leia os comentários aqui], cujo título é “Origens”; o 7º Encontro Nacional de Criacionistas, no Unasp campus São Paulo, nos dias 17 a 20 de janeiro; o Simpósio Universitário que será realizado em maio, no Unasp, campus Engenheiro Coelho, em maio; entre outros.
Fonte: Criacionismo.com.br
Após cada entrevista, haverá espaço para interação com os internautas e respostas a perguntas enviadas por eles. No mesmo dia, a partir das 18h, será promovido o tuitaço (divulgação de mensagens em massa pelo Twitter) com a tag #origens. [Em breve serão dadas mais informações sobre isso.]
“Em busca das origens” é um evento que se soma a outros esforços e programas criacionistas previstos para este ano: a Lição da Escola Sabatina deste trimestre [leia os comentários aqui], cujo título é “Origens”; o 7º Encontro Nacional de Criacionistas, no Unasp campus São Paulo, nos dias 17 a 20 de janeiro; o Simpósio Universitário que será realizado em maio, no Unasp, campus Engenheiro Coelho, em maio; entre outros.
Fonte: Criacionismo.com.br
Revista Adventista destaca virtudes importantes para o ano novo
A primeira edição de 2013 traz como matéria de capa a importância de virtudes cristãs – como perseverança, paciência e confiança – para superar as dificuldades do cotidiano que o novo ano reserva para todos. O texto é assinado pelo pastor e jornalista Paulo Pinheiro. No texto de Felippe Amorim, a ênfase está na coerência e autenticidade da vida cristã. Usando o texto de Provérbios 28:9, o professor de história lembra os leitores que, segundo a Bíblia, quem conscientemente se rebela contra Deus, suas orações não são ouvidas por Ele. Na entrevista deste mês, o pastor Everon Donato, líder da área missionária das igrejas adventistas sul-americanas, explica como a denominação pretende ajustar o foco de sua missão, dando mais atenção ao processo de amadurecimento espiritual de seus membros. Na seção de reportagens, destaque para a campanha Mutirão de Natal 2012, que arrecadou 5 mil toneladas de doações; a segunda edição da Corrida e Caminha Vida e Saúde, que atraiu 4 mil participantes em Recife; a inauguração dos novos estúdios da Rede Novo Tempo de Comunicação e; a abertura de uma igreja adventista para imigrantes coreanos, no bairro paulistano do Bom Retiro. A Revista Adventista é o periódico geral dos adventistas no Brasil há mais de cem anos e pode ser adquirida em uma das 12 livrarias da Casa Publicadora Brasileira, nas sedes administrativas da Igreja Adventista, pelo telefone 0800-9790606 ou pelo site www.cpb.com.br. E você pode seguir a revista pelo perfil www.twitter.com/rev_adventista e acessar gratuitamente seu acervo histórico no endereço www.revistaadventista.com.br, bem como baixar o PDF desta edição: http://bit.ly/VCvMPK. Fonte: [Equipe ASN, Wendel Lima] |
sexta-feira, 4 de janeiro de 2013
Cinco novos pastores chegam à ANC para o trabalho em 2013
Quatro deles participaram de reunião na sede nesta quinta-feira
Cinco novos pastores chegam para trabalhar no território da Associação Norte Catarinense (ANC) em 2013. Quatro deles estiveram na sede do campo, em Joinville, na tarde desta quinta-feira. Eles participaram do Encontro de Novos Pastores, onde receberam as primeiras orientações a respeito das atividades. A reunião foi liderada pelo pastor Apolo Abrascio, secretário da ANC, e teve a presença dos líderes de departamentos.
Os recém-chegados são:
Agnaldo Silva, formado no último semestre pela Universidade Adventista da Bolívia (UAB), assume o distrito de Fraiburgo. "Minha família gostou bastante, pois é uma região fria, como na Bolívia, onde já estávamos acostumados. Estou ansioso para trazer mais almas a Cristo", afirma o pastor.
Dario Benitez também é recém-formado pela UAB e será pastor no distrito de Mafra, na região Norte.
José Alexandre de Paula volta ao estado natal. Nascido em Videira, no Meio Oeste, será pastor a 120 Km de lá, em Porto União. Ele é recém-formado pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo).
Rafael Budal Porto também se formou no último ano no Unasp e será o novo capelão do Colégio Adventista de Joinville.
O quinto pastor recente da ANC é Carlos Quiroga, que será capelão no Colégio de São Francisco do Sul. Ele não pôde estar na reunião.
Confira a relação completa do pastores distritais da ANC em 2013
por Gustavo Cidral
Associação Norte Catarinense
Fonte: ANC
Cinco novos pastores chegam para trabalhar no território da Associação Norte Catarinense (ANC) em 2013. Quatro deles estiveram na sede do campo, em Joinville, na tarde desta quinta-feira. Eles participaram do Encontro de Novos Pastores, onde receberam as primeiras orientações a respeito das atividades. A reunião foi liderada pelo pastor Apolo Abrascio, secretário da ANC, e teve a presença dos líderes de departamentos.
Os recém-chegados são:
Agnaldo Silva, formado no último semestre pela Universidade Adventista da Bolívia (UAB), assume o distrito de Fraiburgo. "Minha família gostou bastante, pois é uma região fria, como na Bolívia, onde já estávamos acostumados. Estou ansioso para trazer mais almas a Cristo", afirma o pastor.
Dario Benitez também é recém-formado pela UAB e será pastor no distrito de Mafra, na região Norte.
José Alexandre de Paula volta ao estado natal. Nascido em Videira, no Meio Oeste, será pastor a 120 Km de lá, em Porto União. Ele é recém-formado pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo).
Rafael Budal Porto também se formou no último ano no Unasp e será o novo capelão do Colégio Adventista de Joinville.
O quinto pastor recente da ANC é Carlos Quiroga, que será capelão no Colégio de São Francisco do Sul. Ele não pôde estar na reunião.
Confira a relação completa do pastores distritais da ANC em 2013
por Gustavo Cidral
Associação Norte Catarinense
Fonte: ANC
quarta-feira, 2 de janeiro de 2013
Mudanças no blog para 2013
O
Blog Bendita Esperança foi lançado em 2010, com o propósito de promover a mensagem, a história e a missão da
Igreja Adventista do Sétimo Dia. O conteúdo visa fortalecer a fé dos cristãos e
preparar outras pessoas para a volta de Jesus. Os artigos, vídeos, testemunhos
e notícias enfatizam a importância de preparar-nos para esse glorioso evento,
considerado nossa “bendita esperança” (Tito 2:13).
Nós,
do Blog Bendita
Esperança, agradecemos a nossos seguidores e a você que acessa nosso
conteúdo e o distribui nas redes sociais. A fim de ser mais relevantes em 2013,
estamos fazendo várias mudanças.Iremos incluir 3 links com novos conteúdos:Liderança (materiais para você
influenciar positivamente os demais); Escreva Seu Livro (dicas para quem sonha publicar seu primeiro livro); História Adventista (lições do passado
para as novas gerações). Além disso, estamos ampliando nossa equipe de
colaboradores para ampliar a variedade e quantidade de material publicado.Também
pretendemos estrear em breve um novo design.
Gostaríamos
de sua participação: que assuntos
gostaria de ver postados? Envie
suas sugestões ao e-mail ribamardiniz@hotmail.com ou
responda a enquete acima. Agradecemos
a companhia em 2012 e desejamos um 2013 repleto
de bênçãos.
Equipe Bendita
Esperança
12 fatos marcantes em 2012
Com a chegada de 2013,
o ano de 2012 se foi para nunca mais voltar. A história, sendo linear, teve um
início e terá um fim. Nesse contexto, as emissoras de televisão apresentaram uma
retrospectiva com os principais acontecimentos do ano. Abaixo destaquei alguns
fatos marcantes, durante meus estudos de teologia na Universidade Adventista da
Bolívia (UAB), e o período de férias, passados no Brasil. Através desses
realizações desejo exaltar a Deus, destacando o que Ele poder fazer por nós e
através de nós.
Janeiro – No dia 10 preguei
na Igreja Adventista Jardim Leblon, em Campo Grande, onde estava colportando.
Pregar é uma de minhas atividades preferidas. O fato marcante, porém, foi o lançamento
de meu livro O Adventismo na Terra do Padre Cícero. Embora tivesse produzido, de forma independente, dois
pequenos livros anteriormente: O Alicerce
da Ação e Conheça Nossa história, esse último foi publicado pela Sociedade Criacionista Brasileira, uma organização que prima pela excelência editorial.
Fevereiro – Depois de participar do curso “Marca Pessoal”, com o consultor Gerson
de Souza, no SEBRAE de Campo Grande, escrevi (dia 04)
meu Planejamento de Vida, com metas espirituais, familiares e profissionais
a curto, médio e longo prazo. Minha missão é: Impactar a igreja, os cristãos e o mundo com
a mensagem bíblico-adventista para que o Senhor volte nessa geração. Para
isso, pretendo ser um escritor inspirado; um líder capacitador e mobilizador; um
pregador entusiasta e um comunicador criativo. No dia 03, meu filho Landon
completou dois anos de idade.
Março – Nesse mês, o turno português da Igreja Central de Cochabamba, que eu havia
liderado no semestre anterior, distribuiu mais de 2000 livros A Grande Esperança aos brasileiros que estudam
medicina nessa cidade. Acompanhando a mobilização que aconteceu na América do
Sul, havíamos planejado o Impacto Brasil-Bolívia, a fim de alcançar os
brasileiros que estudam medicina de Cochabamba. Em outubro, coordenaria uma distribuição
semelhante na Igeja 323, em Brasília, quando 1.300 livros foram entregues em
uma hora.
Abril – Dois fatos se destacaram: O batismo de meu filho Lohan da Silva Diniz
e a dedicação do livro O Adventismo na
Terra do Padre Cícero. Lohan havia tomada a decisão de batizar-se e o
momento oportuno foi a Semana Santa. A cerimônia aconteceu na Igreja
Universitária, e foi oficializada pelo pastor Javier Claros, capelão da UAB.
Lohan batizou-se com o uniforme do Clube de Aventureiros. O livro foi lançado
no auditório da Biblioteca, com a presença da vice-reitora acadêmica (Fanny
Chipana), o diretor de Investigação da UAB (Wilfredo Choque), o diretor da
Faculdade de Teologia (Teófilo Correa) e várias outras autoridades. Nessa
ocasião, fiz uma palestra sobre como escrever um livro, baseado em minha
própria experiência.
Maio – Sem dúvida alguma, o destaque foi meu aniversário de 13 anos de casamento,
com minha querida Cicinha. Casamo-nos no dia aniversário dela, na Igreja
Central de Juazeiro do Norte, no Ceará. A cerimônia foi oficializada pelo
pastor Ezequias Sampaio, que me havia batizado em 1996. Ter uma esposa é uma
graça do Senhor e agradeço a Ele por esse presente. Ainda tive o prazer de
conhecer pessoalmente o Dr. Ruy Viera, e a equipe de palestrantes da Sociedade
Criacionista Brasileira, que foram a nossa universidade realizar o XII
Seminário Filosofia das Origens.
Junho – Com meu amigo Arturo Betancourt, apresentei pelo segundo ano consecutivo,
uma palestra aos assistentes de Colportagem da Missão Boliviana Central. O
encontro foi realizado em meio a um jejum de 24 horas que eles realizavam, a
fim de estarem preparados para liderar suas equipes com êxito. Cada líder
recebeu um DVD com recursos sobre liderança.
Julho – Depois de concluir o semestre, viajei
para trabalhar em Corumbá e Ladário, cidades do Mato Grosso do Sul. Ao lado de
Josimar Souza, tivemos uma das maiores experiências da Colportagem. Poucos dias
antes de concluir as férias, ainda tínhamos cinco caixas do livro O Adventismo na Terra do Padre Cícero. Visitamos
um empresário adventista em uma farmácia. Em uma oferta de três minutos,
vendemos quatro caixas de livros, totalizando 6.000,00 reais em vendas! O
empresário, muito missionário, distribuiu os livros a seus clientes. Além
disso, tive a alegria de receber a certidão de bacharel em Teologia, que havia
solicitado ao Instituto Superior de Teologia Aplicada.
Agosto – No dia 14 cumpri 35 anos de idade, 16 dos quais na Igreja Adventista do
Sétimo Dia. Depois que entreguei a vida a Cristo e segui os ensinos bíblicos,
encontrei o verdadeiro sucesso. Devido a minha associação com a igreja
Adventista, conheci pessoas, lugares e tive oportunidades incríveis. Ainda coordenei
a edição da Revista Doxa, tendo
colaborado também com dois artigos. Além disso, lancei o DVD Seminários para sua Igreja, com 145
seminários em powerpoint, preparados por Michelson Borges e por mim, desde que
iniciei o teológico.
Setembro – Realizamos um sonho familiar. Fazer nossa primeira viagem de avião juntos. Meus
filhos gostaram muito. O percurso foi de Campo Grande a Brasília, onde iríamos
realizar nosso estágio. Iniciamos o evangelismo público com cinco batismos,
durante a Caravana da Esperança em
Samambaia, no dia 28.
Outubro – Em meio às alegrias do evangelismo, contribuímos para a reinauguração do
Clube de Desbravadores Linx, na Igreja Adventista 323, em Samambaia Sul. O
Clube é fundamental para conservar os juvenis na igreja e desenvolver seus
dons, além de proporcionar uma sólida formação do caráter dos adolescentes.
Novembro – Finalizamos a campanha evangelística em Samambaia Sul com 24 batismos.
Esse evangelismo nos fez sentir o gostinho do trabalho pastoral, pois
experimentamos várias atividades como pregar uma campanha, liderar as equipes,
organizar departamentos, etc.
Dezembro – Comecei o ano tendo um livro publicado, e terminei com outro. Trata-se
da obra Cuando Dios me llamó [Quando
Deus me chamou]. Esse livro tem um valor especial, pois se trata do testemunho
de 32 estudantes de teologia que se formaram esse ano, na Universidade
Adventista da Bolívia.
Deus foi
misericordioso comigo no ano passado. A despeito de minhas debilidades, permitiu-me
participar de atividades que atraíram muitas pessoas à mensagem bíblica. Para o
ano de 2013, pretendo dedicar ainda mais a vida a Ele, a fim de que possa
glorificá-Lo (Mateus 5:16). Você não gostaria de fazer o mesmo?
Ribamar Diniz
Bacharel em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada e
Concluinte do curso de Teologia na Universidade Adventista da Bolívia
Reavivamento missionário
Ao receber o honroso
convite do amigo André Ferreira para realizar uma semana de oração na Igreja
Adventista Cravo e Canela, na região administrativa de Itapoã, em Brasília, pensei
em recursar. Estava um pouco cansado, devido ao evangelismo que havia dirigido recentemente. Além disso, poderia comprometer minhas primeiras duas
semanas de trabalho. Pensei bastante sobre o convite, pois aceitá-lo implicaria
dedicar uns 15 dias (entre a preparação e apresentação), o que poderia diminuir
as vendas dos livros que garantirão o estipêndio.
Apesar disso, decidi
pregar, pois fui chamado para pregar, não para vender livros. Creio que muitos
estudantes de teologia também pensam assim. Embora a colportagem seja uma forma
de evangelizar (e das melhores), não deveria ser um empecilho para um estudante
pregar, dirigir uma semana de oração ou dar um estudo bíblico. Essas atividades
também contribuem no preparo do futuro pastor.
Perguntei a André e
ao irmão Mauro (diretor da Congregação) qual era a necessidade da igreja: um reavivamento
missionário, me responderam. Com base a isso, depois de orar e pensar bastante usei
Isaías 6:8 como base para a semana: “Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que
dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.” O tema geral da semana
foi: “E se eu for...?” A ideia era
conscientizar os irmãos sobre o que aconteceria com sua vida espiritual se eles
decidissem aceitar o Ide de Cristo. As pregações foram realizadas entre 8 e 15 de dezembro do ano passado.
Os sermões estimularam os irmãos a dedicarem seus dons na pregação do
evangelho. Todas as noites a igreja estava lotada. Embora fosse uma semana
direcionada a irmandade, recebemos uma media de 15 convidados cada noite. Essas
pessoas confirmaram sua decisão de estudar a Bíblia e
vários estão sendo preparados para o batismo. No final da semana, uma delas foi
batizada. Além da mensagem, cada noite foi apresentado um vídeo missionário
inspirador, seguido de um desafio para o dia posterior. Entre eles, enviar uma
mensagem através das redes sociais convidando os amigos para a semana, dar um
telefone, fazer uma visita missionária, entregar livros missionários, etc.
No último sábado, após o apelo, cada irmão recebeu uma série de materiais
para começar a realizar de maneira efetiva o trabalho de Deus. Agradeço a Deus
pela oportunidade de pregar o evangelho na Igreja Cravo e Canela. Essa foi a
terceira semana de oração que realizei após iniciar os estudos teológicos na
Universidade Adventista da Bolívia. Espero encontrar muitos de meus ouvintes no
céu, além de inúmeros outros evangelizados por eles.
Ribamar Diniz
Bacharel em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada e
Concluinte do curso de Teologia na Universidade Adventista da Bolívia
Assinar:
Postagens (Atom)