A revista Plenitude, em dezembro do ano passado, apresentou uma interessante gráfico com os sonhos dos brasileiros. Nessa meditação comparamos as maiores expectativas brasileiras com os desejos de Deus para cada um de nós.
O segundo sonho dos brasileiros é possuir uma casa própia. 15% deles desejam ter um lar. Acreditamos que cada família necesita uma casa própia. Mas, essas mesmas famílias deveriam anelar aqueles moradas que Cristo foi preparar para seus filhos, na casa do Pai. As palavras que Ele disse aos seus discípulos são uma promessa para cada família atual: "Na casa de meu Pai há muitas moradas". Podemos estar seguros de que, se não conseguirmos uma casa aqui na Terra, teremos uma mansão no reino do céu.
Outro sonho almejado pelo brasileiro é o dinheiro. Dos 9% que sonham com isso, 5% querem ficar ricos e 4% almejam ter estabilidade financeira. Esse é um dos sonhos contrários as orientações bíblicas: Embora Salomão reconheça que Deus pode dar riquezas aos homens (Eclesiastes 5:19), também adverte que "quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade." (Eclesiastes 5:10). Jesus também disse que "ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas." (Mateus 6:24).
O quarto sonho do brasileiro, representado por 6% deles, está relacionado com a família. Realmente ter uma família é uma das maiores bênçãos da vida. Pena que apareça em quarto lugar. Finalmente 3% dos brasileiros querem possuir um carro, uma moto ou eletrodomésticos (3%). Apesar de tudo isso proporcionar facilidade de locomoção e conforto, deveríamos estar mais preocupados em ser como o apóstolo Paulo: "Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes".
Infelizmente os sonhos dos brasileiros estão muito distantes dos ideais de Deus. O Senhor deseja o melhor para seus filhos, provendo para eles o necessário para sua vida na Terra. Seu maior desejo, contudo, é que tenhamos o maior de todos os bens: a salvação e uma vida de comunhao significativa com Ele. Muito do que almejamos não é últil em nosso caminhar com o Senhor. Essa meditação não tem a intenção de incentivar a mediocridade. Devemos almejar e trabalhar para realizar nossos sonhos, sempre e quanto eles estejam de acordo a vontade de Deus. No céu, com certeza, teremos tudo aquilo que almejamos, e quem sabe, não conseguirmos aqui na Terra.
Ribamar Diniz
Nenhum comentário:
Postar um comentário