foto de Michael Porter |
"Temos uma esperança real de que a Igreja seja capaz de encontrar um modo de resolver nossas diferenças sobre a questão da ordenação", disse o presidente da comissão Artur Stele, que é diretor do Instituto de Pesquisa Bíblica da Associação Geral, ao dirigir-se aos líderes mundiais da Igreja através de uma conferência telefônica no término da sessão. "Saímos da reunião com um sentimento muito otimista e confiantes de que Deus está nos guiando. Temos muitos motivos para agradecer ao Senhor”.
A Comissão Executiva da Associação Geral organizou a comissão em outubro de 2012 com a finalidade de estudar o conceito de ordenação a partir de uma perspectiva bíblica para determinar se a sua intenção é ser administrada a somente um sexo específico. A comissão de estudo inclui 106 membros, entre os quais se encontram teólogos, leigos, pastores e estudantes da Bíblia de cada uma das 13 divisões mundiais da Igreja. A Associação Geral designou Stele como presidente da comissão, Geoffrey Mbwana como vice-presidente e Karen Porter como secretária. As mulheres representam cerca de 25 por cento dos membros da comissão.
Kendra Haloviak-Valentine, professora-associada de religião da Universidade La Sierra, Mark Finley, assistente do presidente da Associação Geral, e Joel Musvosvi, que recentemente foi nomeado reitor da Universidade de Solusi, estavam encarregados das devoções diárias. Momentos foram dedicados à oração para invocar a presença e a liderança do Espírito Santo, e estes foram seguidos pela apresentação de trabalhos por indivíduos que tinham recebido a tarefa de vários aspectos da questão da ordenação. Estes estudos incluíam temas tais como o que fazer com as questões doutrinárias que surgem na Igreja, um histórico da ordenação, e a hermenêutica.
Os membros da comissão dedicaram muito tempo a buscar a presença e orientação de Deus, durante a sessão de três dias.
Após cada apresentação, era concedido tempo para análise do material apresentado a toda a comissão. No segundo dia do encontro, pequenos grupos se reuniam para refletir e elaborar sugestões e recomendações sobre o trabalho. Com base nas sugestões e recomendações dos grupos de trabalho, os apresentadores refinarão o seu trabalho, e em seguida, um segundo esboço será enviado a cada Comissão de Pesquisa Bíblica de cada uma das divisões e aos membros da TOSC para contribuições antes da próxima reunião.
Durante a segunda noite do encontro, foram expressas animadamente diferenças de opinião, segundo contou um dos integranes da comissão numa entrevista, "mas então o Pastor Stele fazia uma pausa e dizia: 'Oremos', e toda a atmosfera mudava. Havia um cálido espírito cristão, e nos sentimos livres para compartilhar nossos pontos de vista abertamente”.
Uma carta à Comissão Executiva da Associação Geral de parte do presidente, vice-presidente e secretário da comissão, em que é sintetizada a reunião, afirma em parte: "Os membros da comissão não podem deixar de expressar sua gratidão a Deus pelo suave espírito que prevaleceu nessas reuniões. Por favor, continuem orando pela comissão enquanto esta continua a trabalhar sob a orientação do Espírito Santo neste estudo".
A segunda das quatro sessões planejadas será realizada em julho de 2013, em Maryland.
Fonte: ANN
Nenhum comentário:
Postar um comentário