terça-feira, 3 de julho de 2012

Dicas para Agendar Empresas

Durante esses últimos quatro anos, tive a oportunidade de colportar em tres capitais (Belém, Porto Velho e Campo Grande), e em várias outras cidades no Brasil e no Equador. Anotei algumas dicas para agendar palestras, em empresas grandes e pequenas. Talvez elas sejam últeis para você.     



Como Fazer Agendamentos

1. Agende a palestra com a sua consagração. Ore antes de visitar as empresas e dependa do Espírito Santo.


2. Agende a empresa com a sua apresentação pessoal. Vista-se como alguém importante, use gravata, faça bem a barba, escove bem os dentes e use fio dental, use bom perfume, ande ereto, etc.


3. Agende com o seu conhecimento. Memorize a apresentação; tenha dados sobre a cidade e país na mente; não seja mecânico, procure adaptar a oferta de acordo com a situação; conheça o conteúdo dos livros, esteja bem informado assistindo os jornais, etc.


4. Agende com a sua transparência. Seja honesto com o cliente, nunca minta sobre sua fé, onde estuda, conteúdo dos livros, etc.




Pasos para Fazer Agendamentos


1. Faça um contato com as empresas. Telefone, pegue vários cartões das empresas no primeiro dia de trabalho, indicações de amigos da igreja ou de empresários, lista telefônica, etc. Agende uma visita com o proprietário (se ele abrir ninguém fecha, e se ele fechar ninguém abre); se não for possível procure o RH ou gerente. Pergunte na apresentação se essa pessoa para quem você está apresentando têm a atribuição de fazer o agendamento. Se não tiver, pergunte quem têm. Se ele disser que vai apresentar ao dono, peça para fazer uma apresentação junto com ele.


2. Chegue 15 minutos antes da hora agendada, e faça uma apresentação impecável.


3. Apresente um vídeo de abertura sobre o seu projeto, comentando à medida que as imagem vão passando.


4. Al terminar o vídeo apresente cartas de recomendação ou algum comentário de algúm empresário feita antes (vídeos, cartas, etc.) e diga que, pelo excelente resultado nessas empresas, vários empresários indicam essa palestra. Espere o empresário perguntar quanto é a palstra ou como funciona o treinamento. Se o empresário não perguntar nada, siga com o 5 passo.


5. Se ele perguntar (ou não) algo apresente uma proposta de data para o evento. Quaisquer horários entre sexta feira pela manhã e doming. Em minha experiência, o melhor horário para o um bom aproveitamento é um encontro fora do local da empresa, durante antes do início do expediente. Se não for possível, opte pelo fim do horário de trabalho.  


6. Apresente umas 3 opções, dizendo ao final: “Eu deixo o senhor a vontade para decidir qual destas opções se adapta melhor a realidade da sua empresa”.


7. Explique bem como funciona o treinamento (não tenha medo de perder a palestra). Deixe claro o desconto em folha de pagamento e o acerto do valor total dos materiais após a entrega do material, imediatamente após a palestra.


8. Assine o contrato e pegue todos os dados da empresa (fones do proprietário ou responsável, CNPJ, etc.). Repita a data e horários várias vezes depois da agenda para a pessoa não esquecer. Pergunte se alguma necessidade especial que o proprietário deseja que o palestrante enfatize. Deixe algum cartaz com a data e horário da palestra. Se houver anote. Se despeça e comunique imediatamente ao palestrante e colegas o agendamento. Escreva na sua agenda pessoal também. Ore diariamente pela empresa e funcionários até o dia da palestra.


9. Solicite o material para as dinâmicas.
10. Peça para ver o local do evento. Veja se existe iluminação adequada, espaço, tomadas, higiene, cadeiras, mesa, local para a projeção, etc. Se o local não oferecer condições, peça a ele para conseguir um (eviteoferecer auditório).


11. Termine agradecendo e peça uma ou duas indicações (o ideal é depois da palestra).


12. No dia marcado, acompanhe o evento, ajude o palestrante e entregue os livros ao final ao empresário  e faça o acerto financeiro. Fotografe e  grave pequenos vídeos, perguntando também a opinião de alguns funcionários e do proprietário.
13. Solicite uma carta de recomendação com o timbre da empresa.


Mantenha o contato com a empresa, preparando o terreno para palestras posteriores, em outros períodos de férias.
Ribamar Diniz
Estudante de Teologia na Universidade Adventista da Bolívia

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