segunda-feira, 23 de julho de 2012

Páginas que definiram meu futuro, 1

Alguém disse que as duas maiores influências sobre qualquer vida são as pessoas com quem convivemos e os livros que lemos. Concordo plenamente com essa afirmação. Por isso gostaria de destacar a influencia positiva das publicações adventistas em minha vida e como elas transformaram meu futuro.



Primeiros Contatos


Meu primeiro contato com a literatura adventista aconteceu ainda durante os estudos bíblicos, em 1995. Aldemy Freitas, meu instrutor bíblico, era (e segue sendo) um entusiasta da literatura cristã. Ao visitar sua casa para estudar a Bíblia, via sua estante repleta de livros, revistas, apostilas, fotocópias, etc. Além do impacto visual, Aldemy comentava sobre o conteúdo de várias desses materiais. Um dia, ele leu várias porções do livro Vida de Jesus, de Ellen G. White. Outro dia, resumiu o conteúdo de algumas obras sobre saúde.


Depois da Bíblia Sagrada, a influência de uma publicação foi decisiva em meu processo de conversão. Certo dia, ao visitar Aldemy, percebi que ele estava separando vários materiais antigos para queimar. Pedi um daqueles livros condenados ao fogo. Tempo depois, viria saber, que se tratava da lição da escola sabatina dos adultos. Levei aquela lição para casa e ela alcançou meu coração para Cristo.


Há várias semanas eu estudava o livro bíblico do Apocalipse. Percebia que aqueles ensinos eram corretos e que eu devia abraçar a verdade. Antes disso, porém, precisava conhecer e aceitar a Jesus em meu coração. Quando li aquele material, intitulado “O Céu Desceu até Nós”, fui profundamente tocado pelo sacrifício de Cristo em meu lugar. Estudei sobre seu sofrimento na cruz do calvário, sobretudo sobre sua traição no Jardim do Getsêmani. Nessa ocasião, Judas entregou o Mestre por 30 moedas de prata. Uma frase me comoveu: “A voz tremia-Lhe de dor, ao acrescentar: ‘Judas, com um beijo traís o Filho do homem?’” (Lc 22:48). (Ellen G. White, O Desejado de todas as nações, edição especial, 2007, 490). Essa frase atingiu meu coração em cheio, constrangendo-me a aceitar esse maravilhoso Salvador.


Após ser batizado na Igreja Adventista (10 de agosto de 1996), tive o primeiro contato sério com os escritos de Ellen White. Menos de três meses após a cerimônia, em outubro daquele ano, fui convidado para pregar numa quarta-feira na Igreja Central de Juazeiro do Norte. Nessa época, estávamos estudando, durante os cultos de oração, o livro do ano: Educação, de Ellen White. Estudei um capítulo e preguei uns 25 minutos para uma igreja atenta. Eu havia sido um menino e adolescente muito tímido, mas, graças a Deus e as orientações de Sérgio Oliveira, me saí bem, recebendo vários elogios à porta.


Nessa época, chegou as minhas mãos o livro O Grande Conflito. Apesar de ser uma obra extensa, foi gratificante ler esse clássico que é considerado o principal livro de Ellen White. Para terminar a leitura, dediquei várias tardes de sábado, no fundo do quintal de casa. Como estava começando a estudar a Bíblia (especialmente o Apocalipse), esse livro foi fundamental para eu entender o grande conflito entre o bem e o mal, entre Cristo e Satanás. Pude perceber também o cumprimento das profecias na história da Igreja Cristã e fortalecer minha fé inicial.


Ainda em outubro, ingressei na Colportagem Evangelística (distribuição de literatura cristã), graças ao incentivo de Aldemy e sob sua orientação. Ainda lembro o dia em que ele ensinou-me a fazer a apresentação, com o Vida de Jesus. Vendendo os materiais da Casa Publicadora Brasileira por oito anos, percebi a importância deles no fortalecimento espiritual das pessoas. Sempre digo que colportando aprendi a pregar e apreciar as publicações da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Nessa obra, passei a valorizar os livros que distribuía, e comecei a montar minha biblioteca. Depois de alguns anos e reclamações da esposa (eu gastava muito dinheiro em livros), já colecionava cerca de 500 volumes. Quando viajei para a Bolívia em 2008, vendi (ou doei) a maioria deles, guardando apenas alguns mais importantes.


As publicações adventistas fizeram à diferença no início da minha cristã. Foi lendo uma lição bíblica que senti um forte desejo de entregar meu coração a Cristo, por tudo que Ele havia feito por mim. Os livros de Ellen White, por outro lado, ajudaram-me a ampliar meus conhecimentos bíblicos, desenvolvendo minha fé nas Escrituras como a Palavra de Deus. Isso foi fundamental para minha permanência na igreja.


Ribamar Diniz
Bacharel em Teologia pelas Faculdades INTA
Estudante da Licenciatura em Teologia no SALT-Bolívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário