segunda-feira, 23 de julho de 2012

Páginas que definiram meu futuro, II

O Impacto das Revistas



No início de meu trabalho como colportor (distribuidor de literatura cristã), Antônia Rosa da Conceição, me presenteou dois exemplares da Revista Adventista, ainda em preto e branco. Creio que eram números atrasados, de 1994. Literalmente devorei aquelas revistas. Segui lendo esse periódico e outros editadas pela Casa Publicadora Brasileira.


Durante os últimos 15 anos, aproveito parte do sábado à tarde para ler a Revista Adventista. Depois da Bíblia e dos livros de Ellen White, essa foi a literatura que mais li durante meus anos como membro da Igreja. Também aproveito o tempo de espera nas filhas ou quando viajo, para atualizar-me sobre as notícias da igreja mundial com Adventist World [Mundo Adventista]. Outro periódico que aprecio pelo seu conteúdo acadêmico é Diálogo Universitário. Uso meu escasso tempo livre para repassar os principais artigos da Revista do Ancião e Ministério Adventista, em versão impressa ou digital. Esses materiais tem fortalecido meu conhecimento bíblico, minha vida espiritual, minha cultura geral e meu desejo de servir como missionário de tempo integral.


Quando, em 2008, viajei à Bolívia para estudar teologia, percebi que o curso é de alto nível. Apesar disso, minhas notas tem sido ótimas, desde o primeiro semestre. Quando os amigos me perguntam como consigo aprender os conteúdos, eu digo que a maioria deles está nas nossas revistas. Como as leio sempre, guardo muita informação sobre teologia, história, filosofia, etc. Isso é o meu segredo. Mesmo que você estude outra ciência, as revistas da igreja (como Vida e Saúde, por exemplo), são ótimas fontes de conhecimento para várias áreas do conhecimento.


Livros Preferidos


No início da década passada, fiz a leitura de Nossa Herança, uma versão sobre a história da igreja, adaptada para os jovens. Esse foi um dos primeiros livros que me impactó profundamente. Em suas páginas, vi a beleza da mensagem que havia abraçado e me apaixonei pela história e missão da Igreja Adventista do Sétimo Dia.


Outro livro importante para mim é o Colportor Evangelista. Li esse volume várias vezes, pois, junto com a Bíblia Sagrada, era minha meditação antes de sair para trabalhar. Tenho uma edição antiga, todo sublinhado. Nessa compilação de Ellen White, aprendi o que é o Ministério de Publicações e como ser um colportor bem-sucedido. Fui convencido pelas suas páginas que a obra da Igreja Adventista não seria a mesma, sem a influência das folhas de outono, que devem circular o planeta. Aprendi que devem ser distribuídos pequenos livros aqueles que não podem comprar. Fiquei imensamente feliz com a ênfase atual da igreja na distribuição de livros gratuitos para milhões de pessoas em todo o mundo.


Um de meus livros de cabeceira é o bestseller O Desejado de todas as Nações. Certa vez um amigo me disse: “Se você quer conhecer a Jesus, leia esse livro.” Fiz a prova e constatei que não há melhor comentário dos evangelhos. Nessa obra, compreendi que Deus é um pai amoroso. Fiquei impressionado com Seu amor pela raça caída. Constatei também a beleza do evangelho, através da vida, ensinos e morte de Jesus Cristo. O livrinho Caminho a Cristo completou minha compreensão do amor de Deus e como podemos ser alcançados pela Sua graça. Essas obras são duas jóias da literatura cristã. Eu as recomendo a todos que estão iniciando a vida cristã. Vão fortalecer o amor a Jesus e mostrar os passos de uma vida espiritual significativa.


Embora tenha lido dezenas de livros, dois foram cruciais em meu crescimento pessoal. São as biografias do capelão Barry Black e do doutor Bem Carson. A primeira, Sonho Impossível: como Deus conduziu Barry Black do gueto ao Senado Norte-Americano, mostrou-me que posso chegar a lugares inimagináveis, se meu objetivo é glorificar a Deus e servir ao próximo. A segunda, Bem Carson, neurocirurgião de fama mundial, apresentou-me a importância da leitura nesse processo. Ambos me fizeram crer que é possível sonhar grande e realizar essas metas com a ajuda de Deus.

De leitor a escritor


Um dos resultados da leitura diligente é a fluência na escrita. Desde cedo, gostei de escrever. Comecei anotando pensamentos nos cadernos, quando cursava o Ensino Médio. Nesse tempo, surgiu o sonho de ser um futuro escritor. Foi, entretanto, após o contato com as publicações adventistas que fortaleci o desejo de ser um autor.


Comecei escrevendo o livro O Alicerce da Ação: Textos e Frases para Reflexão, publicado em 2002. Essa pequena obra de 52 páginas contêm 15 textos e 150 pensamentos para reflexão pessoal. Embora o conteúdo não seja totalmente religioso, aborda vários temas relacionados, como pregação, música, oração, relacionamentos, etc.


Meu segundo livro (lançado em 2008) se chamou Conheça nossa história: origem e expansão dos adventistas do sétimo dia em Juazeiro do Norte e tinha 100 páginas. Trata-se de uma pesquisa inicial sobre a história da Igreja Adventista nessa importante cidade nordestina, famosa pelos laços que a unem ao Padre Cícero. Finalmente minha primeira obra publicada por uma instituição adventista recebeu o título de O Adventismo na Terra do Padre Cícero: uma história de fé, perseguição e milagres, promovido pela Sociedade Criacionista Brasileira, em 2012, com 190 páginas. Basicamente trata-se de uma ampliação do anterior, com um conteúdo mais extenso e revisado sobre a história do movimento adventista nessa região.


Tive o privilégio de ter sete artigos publicados pelas revistas Evangelio [Evangelho] e Doxa, mantidas pelo Seminário Adventista Sul-Americano de Teologia, sede Bolívia. Participei da equipe editorial de Evangelio e atualmente sou o editor da Revista Doxa. No ano que vêm (2013), pretendo enviar artigos sugestivos para os periódicos principais da igreja, esperando contribuir com o debate teológico e incentivar nossa missão.


As publicações adventistas fizeram toda a diferença em minha vida. Elas foram fundamentais em minha conversão, amadurecimento espiritual e envolvimento na missão evangélica. Além disso, ampliaram meus horizontes como profissional e ajudaram-me em outros aspectos da vida, como o desenvolvimento de bons relacionamentos e de um estilo de vida saudável. Por isso, sou um apaixonado leitor e promotor das publicações adventistas, pois elas podem projetar um futuro brilhante para qualquer jovem. Desejo continuar lendo essas mensagens e entesourá-las no coração, até a volta de Jesus.


Ribamar Diniz
Bacharel em Teologia pelas Faculdades INTA
Estudante da Licenciatura em Teologia no SALT-Bolívia


Nenhum comentário:

Postar um comentário